Itaipava a dois: dicas para curtir o Dia dos Namorados

Consagrada como o destino mais charmoso da Serra Fluminense, Itaipava é uma escapada perfeita para uma comemoração de Dia dos Namorados. É bem pertinho do Rio – da Linha Vermelha até o alto da serra de Petrópolis, sem trânsito, o motorista não leva mais do que uma hora – e agrada aos amantes da gastronomia, do ecoturismo e das boas compras.

Para viajantes exigentes, que querem interação com a natureza, mas também luxo, uma boa opção de hospedagem é a Locanda Della Mimosa. Abraçada por duas verdes montanhas, a pousada tem apenas 12 suítes, com decoração clássica, duas delas equipadas com lareira e banheira de hidromassagem. A estrutura de lazer inclui uma linda piscina, hidromassagem aquecida, spa, sauna com vista panorâmica e fitness.

LOCANDA 1

locanda2.3

LOCANDA 5

LOCANDA 6-7

Mas a estrela da Locanda é o restaurante, aos cuidados do famoso chef e sommellier Danio Braga. O italiano chegou a se afastar da casa por alguns anos, mas, em 2014, voltou ao comando. Único restaurante do Brasil a já ter participado do evento Master Series, no Copacabana Palace, e o primeiro e único latino-americano que já integrou o guia Les Grandes Tables du Monde, oferece uma das melhores experiências gastronômicas do país, harmonizadas com vinhos de qualidade e serviço impecável.

LOCANDA 4

Para quem quiser explorar a região, outra opção de boa mesa é o Parador Valência, um verdadeiro templo das paellas e da típica comida espanhola. O lugar, que tem como estrela o espanhol Vicente Mas Gonzales, mais conhecido como Paquito, é encantador. Uma poética casinha encarapitada numa ladeira, com vista para as montanhas.

Mas, se antes do almoço, o casal quiser curtir uma caminhada ou um banho de cachoeira, há muitas opções. Inclusive para quem não tem experiência em fazer trilhas. Dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Poço Paraíso é um passeio bem agradável: ensolarado, com espelho-d’água grande e boa profundidade, é perfeito para banhos (apesar da água fria!) e o acesso é fácil – uma caminhada de 2km, com ladeira suave, e bem sinalizada.

Poço Paraíso

Para os que preferirem ir às compras, especialmente de objetos de decoração, Itaipava não vai decepcionar. A dica é começar a jornada por um clássico na cidade: a Cerâmica Luiz Salvador. Uma bela loja, que abriga, num espaço privilegiado, diversas coleções do ceramista Luiz Salvador, uma peça mais bonita do que a outra. É para esquecer o relógio…

Ao lado da Luiz Salvador, outra queridinha dos designers: a Olhar o Brasil, loja do arquiteto carioca Chicô Gouveia. Nos móveis e objetos da loja, salta a veia criativa e o bom gosto que são a chancela do trabalho de Chicô. O Rio de Janeiro inspira o arquiteto na criação de muitas peças, como painéis de madeira e almofadas que trazem belas imagens do Rio antigo.

Olhar o Brasil

Outro programão é ir ao Empório Maria Maria. O espaço, que ocupa uma bela e arejada casa na mesma rua – a Estrada União e Indústria, principal da cidade –, abriga uma loja de decoração bacanérrima, um café e um restaurante de comidinhas italianas deliciosas, além de uma grife de roupas feminina e uma exposição permanente de carros antigos.

Empório Maria

Para fechar o dia, em meio a um jardim superagradável, anexo à Cerâmica Luiz Salvador, fica o Don Bistrô, lugar perfeito para se degustar fondue e apreciar um bom vinho. São mais de 500 rótulos, do Velho ao Novo Mundo. O restaurante conta com uma área interna pequena e aconchegante, onde também fica a adega, e uma área externa convidativa que, nos dias mais frios, ganha aquecedores.

ceramica

Depois disso, a melhor pedida só pode ser dormir enroladinho no cobertor com seu amor. Feliz Dia dos Namorados!

  • Parador Valência – Rua Servidão Celita Oliveira Amaral Sil, 189 (entrada pela União e Indústria 11.300) – Itaipava – Tel.: 24 2222-4767 – http://www.valencia.com.br/
  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos – A portaria da Sede Petrópolis fica no bairro do Bonfim. O acesso terrestre principal é feito pela BR 040, que liga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora.  http://www.parnaso.tur.br/
  • Olhar o Brasil – Estrada União e Indústria 10.550 – Itaipava – Tel.: 21 99549-5154 – www.olharobrasil.com.br
  • Empório Maria Maria – Estrada União e Indústria, 10.204 – Itaipava – Tel.: 24 99833-3886

             http://emporiomariamaria.com.br/