Equilíbrio interior por Paula Neder

A arquiteta Paula Neder domina a arte de ser versátil. Coordenadora de curso na Fundação Getúlio Vargas e docente na PUC-Rio, Universidade Estácio de Sá e Universidade Cândido Mendes, ela ainda encontra tempo para comandar projetos desafiadores. É o que faz à frente do projeto de decoração das áreas comuns do condomínio Millenio, da Ilha Pura, cujas premissas são praticidade, modernidade e o conforto. Em entrevista à revista eletrônica Ilha Pura & Você, a profissional dá dicas básicas de organização, fala sobre inspiração e conta o que não pode faltar em um espaço idealizado por ela.

9 - Fotos ambientes_Paula Neder (11)

Praticidade é palavra de ordem para decorar um ambiente. Para Paula, três questões básicas devem ser levadas em conta nessa hora: apostar em poucas peças, que sejam úteis e de boa qualidade; investir em materiais lisos ou rústicos, que são sempre mais fáceis para limpar e mantém a aparência irregular e natural ao longo do tempo; e, por fim, optar por designs sofisticados e produtos duradouros.

Uma das dicas que a arquiteta dá para quem quer dar uma cara nova a algum ambiente sem, necessariamente, fazer grandes mudanças:

“Sugiro a troca de adornos como almofadas, objetos, luminárias e, às vezes, até pintar uma parede ou usar um papel de parede – ainda mais prático que a pintura”, explica a arquiteta.

7 - Nova cara para ambiente7 - Nova cara para ambiente2

 Boa luz, arte e design são alguns elementos que não podem faltar em um espaço idealizado por ela.

Casa Cor 2011

“Acredito em uma mistura de peças de design com objetos que façam parte da vida dos moradores. O resultado disso é uma identificação e personalidade fundamentais para que os donos da casa se sintam bem. De forma geral, algum contraste de materiais, tapete, cortina e objetos de arte trazem essa sensação”, indica Paula.

Pilares da Ilha Pura, a sustentabilidade e a qualidade de vida também estão presentes nos projetos de Paula, seja na concepção de espaços para atividades físicas, meditação ou criando uma horta orgânica dentro de casa.

7 - Nova cara para ambiente37 - Nova cara para ambiente4

“Existem alguns aspectos que contribuem para o bem físico e espiritual de cada um. Se a pessoa gosta de cozinhar, busco dinamizar um espaço confortável com lugar certo para tudo, com uma horta à mão. Um lugar para meditação, proximidade com a natureza, um banho especial, tudo isso, dependendo de quem vai usar, representa qualidade de vida. Isso está ligado ao estilo de vida e ao prazer do que se faz”, explica.

Paula busca inspiração no trabalho de arquitetos modernistas brasileiros, alguns profissionais estrangeiros e colegas que estão no mercado atualmente. O resultado dessa pluralidade são projetos que misturam sofisticação, conforto e exclusividade, acompanhados de design e arte.

8 - Qualidade de vida

Desafio nem sempre é sinônimo de grandiosidade. Espaços compactos também têm suas particularidades. “O espaço mais reduzido é desafiador, mas ao mesmo tempo é interessante. Exige conhecimento e técnica do profissional”, pontua. Aqui, Paula lista cinco dias que ajudam a redimensionar ambientes:

Integrar espaços sempre que possível. Aberturas para áreas externas ampliam a sensação visual do ambiente;

Utilizar espelhos estratégicos que valorizem dimensões e prolonguem o cômodo;

Fazer uso de pisos contínuos que integrem visualmente áreas;

Escolher, dentro das possibilidades espaciais, peças mais longas. Isso valoriza as dimensões. Tapetes grandes que envolvam todo o estar, por exemplo, trazem a sensação de dimensões maiores;

Promover integração com a natureza, em meio a um cenário onde só se fala em sustentabilidade, tornou-se fundamental em qualquer ambiente.

Objetos de desejo de Paula Neder

3 - Obra Interseções do Coletivo MUDA (2)   Obra Interseções do Coletivo MUDA

4 - Banco Mocho do Sergio Rodrigues Banco Mocho do saudoso Sergio Rodrigues

5 - A Luminária Cherry Black da Nika Zupanc_La Lampe2

A Luminária Cherry Black da Nika Zupanc – La Lampe

6 - A sofisticação do design do Jader Almeida_Sollos__Arquivo Contermporâneo (2)

Sofisticação do design do Jader Almeida 

2 - Tapete desenhado por Petra Jannssen (2)

Tapete desenhado por Petra Jannssen

1 - A coleção floresta da Decameron Design (2)

A coleção floresta da Decameron Design