Cinco tendências de decoração para você ficar de olho em 2016.

Decoração também é moda. Todo ano surgem novas tendências que inspiram as pessoas na hora de decorar suas casas. Não para segui-las como uma regra, mas para tê-las como referências: cada um encaixa as ideias dentro do seu estilo e necessidades. Ambientes com espaços amplos, tons suaves, objetos feitos a mão e estampas geométricas estão na ordem do dia. Confira as dicas da arquiteta de Ilha Pura, Ana Giffoni e do site especializado Bimbon e veja as fotos:

Double 08

 

CORES SUAVES

2016 é o ano das cores suaves, como já comprovou a Pantone ao eleger o Rose Quartz como o tom deste ano. Assim como o “rosa-quartzo”, as it colors do momento têm influência do design urbano e, ao mesmo tempo, da natureza. Os tons calmantes e alegres já podem ser vistos em tintas, no mobiliário e em toda sorte de objetos para a casa. Paredes são cobertas por nuances neutras, doces – quem gosta das fortes, provavelmente vai querer que sejam esmaecidas. Os acabamentos são metalizados, cintilantes. A tendência reflete a fuga do estresse e de todo o caos que o mundo vive.

suave_cores

 

 

MINIMALISMO

Batizada de Serendipity, essa tendência do design traduz na casa o desejo dos moradores de uma vida com mais simplicidade. Serendipity significa “descobertas ao acaso”. A preocupação aqui é um dia a dia mais saudável, receber bem as pessoas em casa, ser sustentável no consumo de objetos. Por isso os móveis são funcionais, acolhedores e sustentáveis. Espaços amplos e paleta de cores em tons claros, tudo sem excesso. Os pontos de cor são neutralizados por madeira natural e plantas, e objetos de decoração que remetem acolhimento e contato com a natureza são elementos indispensáveis.

decor6-minimalismo

foto2

 

GEOMETRIA

A inspiração vem de uma estética popular no design gráfico, o Lowpoly, isto é, a diminuição de polígonos em uma imagem tridimensional. Você vai encontrar papéis de parede, pôsteres, padrões de azulejos e até peças de mobiliário inspirados no Teorema de Pitágoras. A geometria pode ser usada tanto em ambientes vibrantes, onde as cores conferem uma decoração mais divertida, quanto em ambientes sóbrios, com tons monocromáticos, garantindo um ambiente mais minimalista. Para introduzir a padronagem na sua decoração, leve em consideração a geometria inerente do próprio espaço como o formato das janelas, portas e demais áreas.

mix_decor

BRASILIDADE

Um país de contrastes, texturas, diversidade. Um povo alegre, multicultural, criativo. Misturando todas essas características, chega-se à brasilidade: espaços integrados, pontos de cores fortes, madeira sólida e valorização do made in Brazil. Em tempos em que sustentabilidade e ecologia são palavras de ordem, objetos feitos a mão estão cada vez mais exuberantes e cobiçados. Cestarias, bambu, sisal, cerâmicas e peças de crochê ou bordadas ganham um lugar especial na decoração da casa, trazendo uma bossa que é a cara do país.

brasilidade

 

FUN DESIGN

Referências pop e coragem para apostar no diferente. Fun design é um estilo jovem e urbano, ideal para quem procura mostrar personalidade na decoração. O estilo não chama a atenção só pela estética: nunca vimos tantos objetos estampados com reproduções de Frida Kahlo, quadros com mensagens políticas e o resgate de referências tropicalistas. Fun design é decoração divertida, mas também pode ser carregada de engajamento. É uma guerra contra a mesmice do dia a dia, uma terapia contra o tédio.

 funfun